SAGRADO LAUSPERENE VALES 2014

04-06-2014 11:32

Lausperene 2014

 Chama-se Sagrado Lausperene à exposição continuada do Santíssimo Sacramento (S.S.) para adoração dos fiéis. Literalmente significa: do latim laus = louvor; perene = permanente. Inicialmente, a adoração do S.S. durava 40 horas, em memória do período que o corpo de Jesus Cristo passou do túmulo até à Ressurreição. Hoje, o tempo de adoração varia consoante os lugares e as tradições. Pode ir de apenas algumas horas, passando por uma semana ou até mesmo durante o ano inteiro como em Fátima.

Nos Vales, em Maio, todos os anos se organiza o Sagrado Lausperene. A cerimónia dura dois dias. Ao fim da tarde do primeiro, os moradores ornamentam as ruas com flores, em frente às suas casas. Pelas 21 h celebra-se a Missa, seguida de uma procissão com S.S. pelas ruas da aldeia, durante a qual os moradores fazem questão de abrirem as janelas das suas casas, ligarem as iluminações e acenderem velas. (Houve tempos em que colocavam as melhores colchas às janelas.) No regresso à capela, tem lugar a adoração geral e a bênção do Santíssimo. Durante a noite, era hábito a adoração permanente na igreja, organizando-se uma escala por ruas e bairros para a adoração ser permanente. (Actualmente já não se ocupa a noite inteira.)

Na manhã do segundo dia, continua a adoração com base numa escala feita por ruas dos Vales e aldeias vizinhas – frequentemente acompanhada de confissões – e à tarde encerra-se a cerimónia com nova Missa e recolhimento do S.S. no sacrário da capela.

As populações do Carrascal, Chaveira, Chaveirinha e Casais de São Bento, aldeias vizinhas, juntam-se nos trabalhos e nas cerimónias, tendo, elas próprias, também um horário destinado à adoração.

Este ano (2014) o Sagrado Lausperene acontece nos dias 29 e 30 de Maio.

(Ver GALERIA DE FOTOS)