VALES. ESPAÇO de MEMÓRIA e de CULTURA

09-06-2014 15:32

 

O Museu Municipal de Mação, também chamado Dr. João Calado Rodrigues e mais recentemente Museu de Arte Pré – Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, tem vindo a tomar uma nova dinâmica no sentido de sair das paredes onde tem estado instalado. O Museu pretende-se aberto. Aberto às populações e aberto a novos conceitos culturais. Já não interessam apenas as pedras, os artefactos físicos, os edifícios, os documentos escritos ou a arte, classicamente entendida. Tudo isso continua a ser importante, mas agora alarga-se o interesse às pessoas comuns, às memórias colectivas, à pequena história local… E o Museu quer sair de Mação e chegar aos cidadãos de todo o concelho que o queiram partilhar.

A partir daqui surgiu a ideia de, nos VALES, criar também um ESPAÇO DE MEMÓRIA, ligado ao Museu Municipal, que permita a utilização da educação patrimonial como estratégia de preservação da cultura local. Esse “espaço de memória” terá como intervenção a protecção e valorização do património, troca de experiências e o resgate de memórias materiais e imateriais do povo da nossa aldeia. Poderá ser alimentado com fotos, com utensílios antigos, com registos vídeos, áudio, com documentos escritos… Com produtos tradicionais, com oficinas de artes típicas, com tertúlias culturais …  

O local está selecionado, o esboço do projecto está pronto e os contactos iniciais estão feitos. Neste mês de Junho, pré-projecto vai ser divulgado e colocado à discussão pública para se poderem incorporar melhores sugestões e torná-lo propriedade de todos.

Brevemente daremos  mais notícias.